Blink • Tecnologia sob medida

Grupo quer atender a 40% da demanda nacional de cabos ópticos com nova fábrica em Sorocaba


A Furukawa anunciou nesta quinta-feira (27) o aporte de US$ 18 milhões até meados de 2014, para a construção de uma nova unidade produtiva em Sorocaba (SP). O objetivo é de aumentar a capacidade de fabricação de fibras ópticas para cerca de 2,3 milhões de km de fibras/ano – volume que representa 40% da demanda brasileira de cabos ópticos - atendendos aos requisitos do Processo Produtivo Básico (PPB).


“A demanda por cabos ópticos no mercado brasileiro está saindo dos 4 milhões para 5,5 a 5,8 milhões de km de fibras ópticas/ano. Esse crescimento é justificado pela recuperação do mercado, que será sustentado pelo aumento da banda larga – seja por acesso fixo (FTTx / HFC) ou móvel, com as Redes 3-4G (LTE). Com este novo investimento a Furukawa estará preparada para atender a essa demanda e contribuir, no curto prazo, com o plano governamental de universalização do acesso óptico, com destaque ao Plano Nacional de Banda Larga (PNBL)”, diz Foad Shaikhzadeh, presidente da Furukawa Brasil e vice-presidente global do Grupo Furukawa.


O investimento para construção da nova fábrica no interior paulista já obteve a aprovação final do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), autarquia vinculada ao Ministério da Justiça.


Segundo o executivo, a decisão da Furukawa de investir no aumento da capacidade produtiva de fibras ópticas no Brasil está em consonância com a atual política industrial do Governo, voltada para o incentivo à pesquisa, desenvolvimento e inovação no país e produção local. “O Grupo Furukawa aposta na perenidade da legislação brasileira, que estimula o desenvolvimento de produtos inovadores no País gerando novos empregos e valor agregado à indústria nacional. Aumentarmos nossa capacidade de produção de fibra óptica no Brasil vai muito além da instalação de novas máquinas e equipamentos. O país requer desenvolvimento local, capacitação de técnicos e engenheiros brasileiros e adequação dos laboratórios de testes/certificação. É a Furukawa fazendo do Brasil uma base tecnológica para toda a América Latina”, conclui Shaikhzadeh. (Da redação, com assessoria de imprensa)

Fonte: http://telesintese.com.br/index.php/plantao/23989-furukawa-investe-r-18-milh


Av. Desembargador Pedro Silva, 2816 – Coqueiros – Florianópolis|SC – CEP: 88080-701 Fone|Fax: (48) 3249-1855