Blink • Tecnologia sob medida

Nas minhas publicações anteriores, conversamos sobre a importância de políticas e gerenciamento integrados como resposta à tendência Traga seu próprio dispositivo (BYOD). A solução Cisco Unified Access oferece “Uma política integrada. Um gerenciamento integrado. Uma rede integrada” para ajudá-lo nas suas iniciativas de BYOD. Hoje, examinarei o terceiro pilar do Cisco Unified Access, uma rede integrada. Veremos o que isso significa e porque é um fator crítico para a implantação do BYOD.

A força de trabalho fica cada vez mais móvel. De acordo com a empresa de pesquisas Gartner, os tablets serão o principal estimulador da mobilidade da força de trabalho. Um relatório da Gartner de 2012 sugeriu que as compras anuais de tablets por empresas totalizou 13 milhões de unidades e que esse número será mais que triplicado até 2016, alcançando 53 milhões de unidades. Esse crescimento rápido dos dispositivos móveis exige uma considerável expansão das redes sem fio. Dados de mercado da Infonetics mostraram que as vendas globais de equipamentos para LAN sem fio no 3o trimestre de 2012 passou da marca de US$ 1 bilhão pela primeira vez.

Para você e para as equipes de TI em todo o mundo, a questão é como acompanhar esse rápido crescimento de dispositivos de endpoint e como lidar com a resultante complexidade.

As redes sem fio foram consideradas por muito tempo como “redes secundárias” ou para serem usadas “da melhor forma possível”. Por esse motivo, as primeiras redes sem fio não dispunham de muitas tecnologias e recursos vitais, como segurança (você se lembra do WEP?), QoS, resiliência e escalabilidade. Já progredimos bastante, mas ainda existem lacunas bem evidentes. Por exemplo, no artigo “Chegou a hora da evolução das LANs sem fio“, o analista Zeus Kerravala descreveu quatro áreas de melhoria para as redes sem fio: redes sem fio de alta densidade, resiliência, mídia em tempo real (voz/vídeo) e suporte específico para aplicações. Você tem necessidades semelhantes para aperfeiçoar a sua rede sem fio?

Enquanto isso, a demanda crítica sobre as redes com fio permanece. Você precisa oferecer suporte a redes com e sem fio? E seus usuários de rede têm a expectativa de obter o mesmo nível de desempenho, confiabilidade, segurança e satisfação, qualquer que seja o dispositivo usado, com ou sem fio?

A rede integrada é um importante pilar do Cisco Unified Access. É uma estratégia para combinar o melhor das redes com e sem fio para oferecer uma experiência de usuário confiável e de alta qualidade e reduzir a complexidade de TI. A Cisco já progrediu bastante em relação à rede integrada com o uso de:

Segurança: Acesso por grupo de segurança (SGA, Security Group Access) para obter segurança baseada no contexto em redes com e sem fio
Resiliência de rede: Transferência com manutenção de estado (SSO, Stateful Switchover) para obter disponibilidade maximizada em redes com e sem fio
Visibilidade e controle de aplicações: Flexible NetFlow, WireShark e outras ferramentas para obter melhor apoio a aplicações em tempo real em redes com e sem fio
Operações inteligentes: Instalação e configuração automáticas de switches Cisco Catalyst e pontos de acesso sem fio para simplificar as operações de TI.

Suas iniciativas de BYOD incluirão a capacidade de identificar e controlar dispositivos novos (integração) com base na política organizacional, provisionamento de recursos e serviços de acordo com as necessidades empresariais e suporte às aplicações e à colaboração para a sua força de trabalho. O Cisco Unified Access oferece a você uma plataforma sólida localizada em redes de missão crítica com e sem fio para desenvolver suas iniciativas de BYOD. Você pode usar o Cisco Unified Access com uma política integrada, um gerenciamento integrado e uma rede integrada para qualquer forma e local de conexão dos seus usuários, simplificando as operações e oferecendo a melhor experiência de usuário possível.

Fonte: http://gblogs.cisco.com/br/tag/uma-rede-integrada/


Av. Desembargador Pedro Silva, 2816 – Coqueiros – Florianópolis|SC – CEP: 88080-701 Fone|Fax: (48) 3249-1855